A internet e a Educação
Estamos familiarizados com os termos: estamos na era digital, temos uma quantidade infinita de informação na rede. Com o “Bom” da internet na década de 90 principalmente no inicializar o século XXI, ficamos expostos a uma nova realidade que surgiria no que diz respeito a muita informação à disposição e há um novo modo de ensinar e aprender que demanda esta novo realidade.
Escolas
e Universidades hoje deixaram ser as únicas fomentadoras e
construtoras do saber. O papel do professor continua importantíssimo
mas não solitário no sentido do mesmo apenas ter as informações
necessárias capazes para o aprendizado competente da turma. Nada
mais óbvio que o ciberespaço nos proporcionou um “novo mundo”,
mundo esse de possibilidades infinitas, porém não com tudo a nossa
disposição mas um universo de saberes. Os próprios alunos em
geral, agora podem andar mais perto e ao lado dos professores na
pesquisa, no alicerce e na execução do saber-fluxo, todos nós
podemos trabalhar na elaboração de novas ideias e novos saberes,
tornando o professor um animador e orientador de seus discentes.
Novos métodos de ensino, adaptações mais convenientes para alunos
de um modo geral e principalmente os que trabalham durante o dia, e
não dispõem de muito tempo, cursos a distância (EAD) por exemplo
são novas características desta realidade. As expectativas advindas
da década de 90 a respeito de como ficaria a educação com a
internet se mostra hoje muito mais operante e não mais limitada a
sala de aula, blogs, redes sociais e e-mails são pequenos mundos
deste canais para troca de conhecimento. Mas como toda tecnologia
nova requer adaptação e adequação constante, pois há
problemáticas ainda de infraestrutura, acesso a rede, capacitação
e equipamentos. Porque é claro que no nosso país o acesso a
internet aumenta a cada ano, mas ainda está longe de ser 100% dos
lares.
Não
havendo acesso para todos ou com qualidade deficitária de conexão
deixa de ser útil todo essa gama de recursos de aprendizagem. A
capacitação dos professores, a orientação deles para com os
alunos e domínio das tecnologias de informática não precisando
serem especialistas, trará um gigantesco sucesso em temos da não
dispersão constante da nossa atenção no que estamos fazendo e uma
melhor assimilação e propagação do conhecimento para todos.
https://epocanegocios.globo.com/Publicidade/Embratel-Educacao/noticia/2018/09/cinco-desafios-da-educacao-que-tecnologia-ja-ajuda-resolver.html
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E como não dispersar diante desse universo de possibilidades? O que precisamos é de metodologias que incorporem a dispersão como possibilidade criativa e criadora, produtora de conhecimentos. Não é mais possível mantermos as mesmas metodologias do analógico para o trabalho em rede. Precisamos reinventar nossas práticas e reinventar-nos a nós mesmos.
ResponderExcluirShow! E o problema é que muitas vezes as escolas não conseguem acompanhar esse crescimento, não disponibilizando recursos para este aprendizado, acabamos tendo aulas não atraentes e sem muito recursos para o novo modelo de cidadão que a tecnologia formou.
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