Incipiente Post: "Uso do Celular em Sala de Aula"
Terça-feira, 28 de agosto na aula Educação e Tecnologias contemporâneas (EDC287), UFBA, professora Maria Helena Bonilla:
A discussão que mais me chamou atenção, me deixou intrigado e também contrastante pelo novo viés no trato da edução atual e modernização que a mesma precisa para adequação dos novos ingressantes e a quem tem o papel de ensinar, geram conflitos saudáveis e a certo ponto intimista e de intocáveis paradigmas. Percebe-se um mundo infinito de possibilidades e que deixa-nos empolgados mas não ficou a meu ver bem claro se devemos "liberar geral ou limitar mesmo que parcialmente o uso do celular em sala, especificamente pelas crianças". No que tange a discussão de ontem, pude perceber o transbordar de ideias convergentes e as divergentes se comunicando em paz e que acredito que deve ser. Porém achei muito salutar a professora dizer que precisamos evoluir o modo de dar aula, torná-la mais interessante e de certa forma empolgante para que o smartphones em sala não seja um empecílho. Porém, houve uma divergência de um colega que peço desculpas não lembro o nome, o mesmo, salientou que haja uma relativa moderação neste uso por parte das crianças e que a determinação acontecesse no âmbito familiar. O engraçado é que vendo aquele cenário me veio em mente as lembranças que tenho em sala de pedir aos alunos que só usem o aparelho no intervalo pois é uma determinação da direção, que inclusive tem um lembrete na parede da sala, eles não são crianças, contudo, permito o uso apenas para tirar fotos do quadro refente ao assunto dado, será que cometi uma transgressão?kkkk! Ainda preciso e muito pesquisar sobre o assunto e também gostei do que ouvi da professora e de alguns colegas referente ao o uso da tecnologia e em particular aqui o smartphones, mas também do ponto de vista do colega que vem digamos na "contramão deste uso" ou não só salientar positividade. Que idade devemos deixar as crianças usarem o celular em sala, em liberar o uso indiscriminado será que não geramos indisciplina?
Olá Alessandro, a questão não está em fazer uma escolha: liberar ou proibir. A questão é termos proposta pedagógica para incorporação da tecnologia na educação, incluindo o celular. Também, implica entendermos o contexto em que atuamos, o perfil dos alunos, o papel da escola, e, principalmente, não acharmos que educar é controlar. Educar é preparar para a vida, para um uso consciente dos diferentes estímulos com os quais interagimos, incluindo a tecnologia. Ou seja, nosso objetivo deve ser formar cidadãos críticos, que sabem tomar decisões.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirDiante do seu post, acredito que não seja a escolha que deve ser questionada,deve-se pensar na forma como os professores são formados e como eles podem aprender como agregar a tecnologia no ambiente de ensino, onde se pode trocar construir o conhecimento.
Olá alessandro, Achei muito interessante seu texto reafirmando conceitos aprendidos em sala de aula. Precisava de uma base melhor teorica mas no fim foi muito bem organizado e apresentado!
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